Meu novo Nissan Frontier tem esse recurso, e eu acredito que nosso 24 CTW também o tenha.
Quanto à caixa preta e à telemática...
As caixas pretas estão em veículos há algum tempo e têm sido usadas por investigadores (como eu), advogados, seguradoras, etc., para acidentes graves, geralmente envolvendo morte. Uma ordem judicial/mandado deve ser obtido para obter essa evidência. Geralmente não é um problema. Essas informações são protegidas por leis de privacidade.
A telemática ou os dados enviados de volta para a nave-mãe da Subaru ou qualquer fabricante de veículos que você dirija, NÃO É obrigatória nem protegida (no momento), mas os gênios do marketing fizeram você pensar que precisa dela (ou seja, o aplicativo que pode ligar/desligar seu veículo remotamente, trancar suas portas, informá-lo de um alarme, etc... são todos dados coletados e vendidos a várias outras partes, incluindo seguradoras. Toda vez que você se conecta ao seu celular, a Subaru agora também tem acesso a isso. Eles sabem mais sobre seus hábitos do que você. Todas essas atualizações de software over-the-air para seu sistema de infoentretenimento ou atualizações de ECM também são rastreadas. Embora esse recurso possa ser útil para alguns, ele também contorna muitas leis de privacidade.
Estou em vários fóruns e bate-papos sobre esse tópico nos últimos anos. Algumas pessoas desconectaram a telemática para evitar atualizações de software (parece que algumas atualizações mais recentes causam mais danos aos telefones celulares que se conectam corretamente) e para manter sua privacidade. Isso obviamente não é aprovado pelos fabricantes, pois eles perdem a coleta de dados e podem causar problemas ao contatar ou alertar alguém sobre a possível manutenção necessária para seu veículo?? Mas algumas pessoas preferem evitar a concessionária.
Basicamente, puxar o cabo da antena é a maneira mais fácil e simples de desconectar o sistema telemático. No entanto, isso impedirá quaisquer transmissões over-the-air, incluindo rádio Sirius, navegação integrada, perda de uso do aplicativo, etc. Algumas pessoas não se importam, e outras sim.
Com todos os fabricantes tentando 'controlar' nosso direito de reparo mais de perto, eles continuarão a colocar esses obstáculos a ponto de simples trocas de óleo não poderem ser feitas por ninguém, exceto o técnico da concessionária com o código de acesso adequado

E enquanto você estiver na concessionária esperando por essa troca de óleo superfaturada, sua seguradora aumentará sua taxa porque você passou por vários leitores de placas que indicam que você cortou um bairro a 5 mph acima do limite de velocidade, para chegar ao seu compromisso de serviço no prazo

Então, enquanto estiver sentado na sala de espera, você será bombardeado por mensagens de texto e e-mails tentando vender algo relacionado ao seu Subaru ou o que for

Coisas assustadoras. O Big Brother e a nova ordem mundial de rastreamento de cada movimento seu estão se movendo em um ritmo muito mais rápido hoje em dia